A importância dos rádios e da Rádio no 25 de Abril de 1974

Este evento pretende realçar a importância que tiveram as emissões de rádio e as reportagens efetuadas no desenrolar das operações do 25 de Abril de 1974.

No contexto de uma exposição de equipamentos de comunicações militares e de recetores de radiodifusão de meados do século passado, que permitiram à população seguir a evolução dos acontecimentos, são ouvidas as senhas da revolução de Abril, os comunicados do MFA, as intervenções dos repórteres e locutores da altura, num ambiente sugestivo que nos transporta àquele dia histórico. Paralelamente destaca-se a importância dos rádios e da atividade técnico científica relacionada com o radioamadorismo.

Durante a exposição, que está disponível ao público entre os dias 8 a 27 de abril, na Sala de Leitura Bernardo Santareno na cidade de Santarém, ocorre um momento especial no dia 20 de Abril pelas 16 horas, em que se promove um “Encontro de Memórias/Conversa com personalidades da rádio e militares que participaram nas operações do 25 abril de 1974″. Para esta conversa estão convidadas diversas personalidades entre as quais estão confirmadas as presenças de João Paulo Diniz (jornalista/locutor à época e responsável pela emissão da 1ª senha, do Cor. João Andrade da Silva, do Cor. Garcia Correia e do Sarg. Miliciano Victor Pássaro.

Também na semana em que se comemora o 50º aniversário do 25 de Abril em Santarém e com especial enfoque no dia 25, na sede da Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR) na ex Escola Prática de Cavalaria de Santarém, há lugar a diversas iniciativas relacionadas com o radioamadorismo, incluindo a operação da estação de rádio amador da ARR com um indicativo especial, integrada numa atividade promovida por uma associação congénere (ARRLx –  Associação de Radioamadores da Região de Lisboa) e que permitirá comunicações através das ondas de rádio entre instalações militares que foram decisivas no 25 de Abril de 1974, nomeadamente a Escola Prática de Cavalaria de Santarém, o Regimento de Transmissões em Sapadores, o Quartel da GNR no Carmo e o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas na Pontinha.

O evento aberto à população em geral dedicará aos jovens e grupos escolares um acompanhamento didático adequado dando realce aos aspetos que levaram à revolução do 25 de Abril e no aspeto técnico à evolução na área das tecnologias da radioeletricidade e da eletrónica.

O evento é promovido pela Associação de Radioamadores do Ribatejo em parceria com a Associação Salgueiro Maia, com a colaboração da QSP-Revista de Rádio e Comunicações e com o apoio institucional do Município de Santarém e de Santarém Cultura.