O que fazemos

Do currículo de atividades da ARR que em muito contribuem para a dignificação do radioamadorismo em Portugal, realçamos a promoção da atividade de radioamadorismo junto de jovens, nas escolas, no escutismo, no apoio às peregrinações a Fátima e na colaboração com diversos organismos oficiais nomeadamente a ANACOM e a ANPC;

Dinamizamos atividades de demonstração e formação em especial a partir da sede, focando a vertente técnica, lúdica e de cidadania em que estão envolvidos os radioamadores;

A ARR instalou e mantém de alguns dispositivos auxiliares nas comunicações de amador (repetidores) na região do Ribatejo que permitem, para além de servir de elo de ligação entre os radioamadores da região, estar disponíveis não só para apoio a atividades dos radioamadores mas também, em caso de necessidade, para acorrer a situações de emergência ou catástrofe. Assim, nesta vertente somos uma das Associações que mantém um protocolo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) para que em caso de necessidade e devidamente enquadrados, prestarmos auxílio às populações através daquilo que sabemos fazer bem: comunicar.

No âmbito das atividades que desenvolvemos destacamos a promoção  (desde 2004) de um Colóquio de Radioamadores, evento de alto nível técnico, onde participam radioamadores nacionais e estrangeiros e onde aproveitamos para divulgar e promover Portugal e em particular a região do Ribatejo. Neste evento são apresentadas as últimas inovações tecnológicas assim como debatidos temas da atualidade relacionados com a nossa atividade. No mesmo âmbito são também promovidos concursos internacionais com contatos envolvendo todos os continentes que dão a conhecer a nossa região despertando eventuais visitantes para a oferta turística potencial na zona o Ribatejo.

Promovemos regularmente as Feiras da Rádio, habitualmente no dia 5 de Outubro de cada ano (interrompidas agora devido à pandemia mas que iremos retomar logo que seja possível). É um espaço de venda, troca e oferta de diversos tipos de peças e equipamentos relacionados com a actividade radioamadorística e onde também se fazem demonstrações de comunicações e divulgação da actividade em geral.

Uma das grandes apostas da ARR é a “Academia ARR” onde, aproveitando a capacidade e a formação técnica de alguns associados se pretende promover junto de jovens e adultos o gosto pela tecnologia e pelas radiocomunicações através da criação de diversos cursos orientados para o efeito. Como objetivo primordial desenvolvemos junto de alguns estabelecimentos de ensino ações de sensibilização e divulgação de modo a captar e despertar talentos logo a partir dos primeiros ciclos de ensino.