Homenagem ao Pedro Carvalho, CT1DBS/CU3HF

CT1DBS/CU3HF

A Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR) em colaboração com outras entidades, nomeadamente com a Câmara Municipal de Santarém e diversas organizações de radioamadores vai promover em Santarém, no dia 14 de maio de 2022, uma homenagem póstuma ao ex Comandante Pedro Carvalho, uma das primeiras vítimas da pandemia, que faleceu em 9 de maio de 2020 aos 57 anos.

Pedro Carvalho, natural de Santarém, muito cedo ingressou nos bombeiros, cumpriu o serviço militar como tenente de Marinha, como engenheiro de telecomunicações de formação, teve uma vida profissional muito  ativa na área dos bombeiros e da proteção civil, tendo ocupado cargos relevantes nomeadamente e entre outros como adjunto do Comando e Coordenador Municipal de Proteção Civil de Santarém, Comandante da Corporação de Bombeiros de Santarém, Inspetor de Bombeiros do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e Presidente deste organismo da Região Autónoma dos Açores cargo que exerceu até 2013.

Para além da vida profissional Pedro Carvalho, dedicou-se sempre a muitas outras atividades lúdicas com especial relevância para o Radioamadorismo. Foi um grande impulsionador e dinamizador do radioamadorismo sendo-lhe reconhecido grandes contributos na defesa e no seu desenvolvimento em Portugal.

No dia do seu funeral elementos dos corpos de Bombeiros Sapadores de Santarém e Bombeiros Voluntários de Pernes fizeram-lhe uma guarda de honra simbólica perante os condicionamentos das cerimónias fúnebres em tempos de pandemia, tendo ficado adiada a homenagem que os radioamadores lhe merecem prestar.

Assim decorrerá a 14 de Maio, na sede da Associação de Radioamadores do Ribatejo, na ex Escola Prática de Cavalaria de Santarém uma cerimónia de homenagem ao Pedro Carvalho com a presença de radioamadores, família, amigos e entidades oficiais, a que se seguirão diversas atividades relacionadas com os radioamadores nomeadamente o VII Encontro Nacional SOTA, uma das ocupações a que o Pedro Carvalho se dedicou e muito dinamizou, em simultâneo com a demonstração de comunicações de radioamador através de uma estação de radiocomunicações de amador de emergência instalada na parada da ex EPC e que estará aberta ao publico.

PROGRAMA

14 de maio de 2022

08h00-10h00 – Instalação de uma estação de comunicações de radioamador de emergência para treino e demonstrações na parada da ex EPC

10h00-10h30 – Receção aos convidados e participantes

10h30-11h15Homenagem ao Pedro Carvalho, CT1DBS/CU3HF e Inauguração oficial da sede da ARR com a participação de representantes de diversas entidades oficiais.

11h15–18h00 – Na parada da ex EPC: atividades de demonstração de comunicações de radioamador em HF, VHF/UHF e satélite com a participação de radioamadores, entidades convidadas e público. Possibilidade de operação da estação por não radioamadores sob supervisão.

11h15-18h00 –   VII Encontro Nacional do SOTA (na sede da ARR)

11h15 – Abertura

11h30 – Apresentação do programa SOTA Portugal com balanço de atividade – Paulo CT2IWW

12h3014h30 – Almoço

14h30-17h30 – Jornadas técnicas: Paulo Teixeira CT2IWW: programa Fast Log Entry (FLE); João Fragoso CT7ABE: CW, SOTA e o projeto GPCW; João Fragoso CT7ABE, DIY antenas SOTA; Mini-Feira da Rádio: momento para falar/trocar/vender ou comprar equipamento, discussão aberta.

18h00 – Conclusões e encerramento de actividades          

Apoios: Câmara Municipal de Santarém, Cruz Vermelha Portuguesa (Santarém)